Como a Análise de Redes Sociais e a Ciência de Dados Podem Melhorar as Experiências Sociais nos Jogos

The Division 2
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Nossas comunidades nos influenciam muito, mas nem todo indivíduo tem o mesmo impacto em uma comunidade.

Entrei na Massive há mais de quatro anos como Especialista Biométrico para ajudar nossa equipe talentosa a reforçar suas decisões criativas com insights reunidos de diferentes fontes, como comportamento do jogador, opiniões e até mesmo reações corporais a eventos do jogo enquanto os jogadores estão interagindo com eles.

Eu tenho um histórico tanto na academia quanto na indústria de jogos, com mais de 30 títulos diferentes enviados. Eu também tenho orientado alunos que queriam seguir uma carreira em Pesquisa de Usuários, Interação com Computação e Humanos e Ciência de Dados antes de me juntar à Massive.

Através da minha extensa rede – e com a assistência da nossa equipe de dados massivos (Alessandro Canossa, Sasha Makarovych) – estabelecemos uma colaboração com um grupo de pesquisadores bem conhecidos da Universidade de York (Christoph Sebastian Deterding e Anders Drachen) e do Nordeste. Universidade (Casper Harteveld) para examinar os efeitos das comunidades em jogos e indivíduos que têm mais influência sobre eles.

Os resultados deste estudo ajudaram nossos desenvolvedores a criar uma experiência social aprimorada no jogo.

Para investigar as comunidades, aplicamos um dos mais importantes métodos de mapeamento e medição de estruturas comunitárias: Análise de Redes Sociais. Com esse conjunto de ferramentas e usando exclusivamente recursos mutiplayer de Tom Clancy’s The Division, identificamos indivíduos que estão no centro de suas redes.

Em seguida, examinamos se esses indivíduos têm impacto sobre os membros da comunidade em termos de tempo de brincadeira e engajamento em atividades em grupo. Por fim, comparamos seu impacto social com uma amostra aleatória de jogadores e uma amostra dos 1% melhores de nossos jogadores em termos de desempenho no jogo.

Os resultados mostraram que esses indivíduos não apenas se comportam de maneira diferente dos que têm melhor desempenho e são mais medianos, mas que seus comportamentos sociais também são imitados por seu círculo imediato.

“Os resultados mostraram que esses indivíduos não apenas se comportam de maneira diferente dos que têm melhor desempenho e são mais medianos, mas que seus comportamentos sociais também são imitados por seu círculo imediato.”

Para mostrar esse fenômeno, isolamos os jogadores que se juntaram a um influenciador e monitoramos seu comportamento por duas semanas antes e duas semanas após a conexão ter sido feita.

Apenas duas semanas depois de se juntar a amigos de um influenciador, os jogadores mostraram em média um aumento de 30 minutos no tempo total de jogo e 18% de aumento no tempo de jogo em grupo. Estes números são muito inferiores ou mesmo inexistentes para os jogadores que se juntaram aos melhores desempenhos e uma amostra aleatória.

Através desses estudos, também descobrimos que o impacto dos influenciadores é palpável mesmo após um ano de entrar no círculo – tanto no envolvimento com o jogo por períodos mais longos quanto em grupos.

Através desses estudos, também descobrimos que o impacto dos influenciadores é palpável mesmo após um ano de entrar no círculo – tanto no envolvimento com o jogo por períodos mais longos quanto em grupos.

O uso de métricas de Análise de Redes Sociais nos permitiu extrair uma lista de jogadores de impacto social com influência sustentável sobre tempo de jogo e tempo gasto em grupos, o que ajudou nossos designers a criar uma experiência social aprimorada para nossos jogadores. Nossos desenvolvedores da comunidade também podem aproveitar esses resultados para se comunicar com mais eficiência e analisar o feedback dos jogadores.

Os resultados desses estudos serão publicados e apresentados no Computer-Human Interaction Conference (CHI) em Glasgow, em maio de 2019, e já receberam uma menção honrosa do corpo editorial.

Para possibilitar as melhores experiências de jogo, a Massive se dedica a utilizar maneiras novas e inovadoras de conhecer os jogadores e criar jogos “centrados no jogador”.

 

Fonte: Massive Blog

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